sábado, 7 de março de 2009

Curves in all the right places.

Dou graças a Deus em não ser mulher. Mas não posso negar minha admiração e amor por todas que conheço e que estão em minha vida. E meu, puta que pariu né? Não deve ser fácil! Por todas as outras coisas e ainda mais por essa ditadura do corpo “perfeito” e da imagem de beleza padronizada e exacerbada a um contexto que foge da realidade, nem todas as mulheres tem o corpo à La Bündchen. Veja bem não acho que ela seja feia, alias pelo contrário mulherão. Mas existem outros, mulherões, modelos de outro tipo de beleza também, só que diferente deste embutido pelas grandes revistas de moda. Como a modelo brasileira famosa lá fora e desconhecida pra muita gente, ela é uma modelo plus size Fluvia Lacerda igualmente bela, só que cheinha. E eu acho ótimo que existam outros modelos de beleza, além das capas da Vogue, Bazar e Elle. Pra outras mulheres que não fazem parte deste padrão e são felizes do jeito que são.
.
É, outros padrões, como em quad
ros e esculturas do colombiano Fernando Botero, seus homens rotundos e suas mulheres grandes que em alguns quadros estão nuas e em poses sexies, claro que a primeira vista parece haver um ar cômico em seu trabalho, mas observando bem se percebe sua critica à nossa sociedade, sua inércia e estática, como em seus quadros que criticam os EUA e a postura de alguns soldados, (tortura, humilhação e agressão), para com os prisioneiros da guerra do Iraque. Não consigo me imaginar, como artista e pessoa, sem sua influência, sua crítica político-social me encanta, pela forma que abre os olhos das pessoas, mesmo que elas não consigam absor-ver o que ele mostra pelo menos ele consegue embutir um novo padrão estético em alguns. Um artista e sua obra não mudam o mundo, mas podem de uma forma sutil, ou não, contestar os hábitos e costumes de nossos povos e sociedades. E acredito que se estivermos de olhos abertos para tentar entender ou pelo menos aceitar as diferenças, o artista já conseguiu um pontinho.
.
Feliz dia Internacional da Mulher a todas que fazem parte de minha vida, mas em especial a todas que fogem dos “padrões” impostos.
.
(Mika - Big Girl)


(Ô lá em MI-KAsa)

2 comentários:

Silvinha disse...

ebaaaaaa! thanks, mi. já estou um pouco mais orgulhosa das minhas bochechonas...

Thunderstorms, dreams and conversations disse...

Você é linda do jeito que é, indiferente de qquer outra coisa que você ache.